Como acessar

Instituto de Acompanhamento Profissional - IAP

Objetivo Geral

O Instituto de Acompanhamento Profissional - IAP das IES tem o objetivo geral criar um dos mecanismos que permita a contínua melhoria de todo o planejamento do processo de ensino aprendizagem.

Objetivos Específicos

  • Promover encontros, cursos de extensão, reciclagens e palestras direcionadas a profissionais formados pelas IES;
  • Avaliar o desempenho institucional, por meio do acompanhamento da situação profissional dos ex-alunos;
  • Manter registros atualizados de alunos egressos;
  • Divulgar a inserção dos alunos formados no mercado de trabalho;
  • Avaliar o desempenho da instituição, através da pesquisa de satisfação do formando e do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos.

Mecanismos

Para atingir a finalidade do Programa de Acompanhamento de Egressos, as IES possuem as seguintes ações:

  • Cadastro através de um banco de dados:

Esses formulários são da competência da Coordenação Pedagógica, que dispõem de telefone, endereço e e-mail para proceder à pesquisa, caso não seja realizado presencialmente. As respostas devem ser tabuladas pela Coordenação Pedagógica e encaminhadas para a Direção, Coordenações de Curso e CPA - Comissão Própria de Avaliação, até o dia 15 de dezembro de cada ano para análise.

Nesse cadastro deve contemplar todas as informações dos ex-alunos, o curso realizado, a atuação no mercado de trabalho, as dificuldades encontradas na profissão, o perfil de profissional exigido pelas empresas, identificação de novos cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento.

  • Endereço eletrônico:

Os egressos possuem um canal de comunicação virtual com as IES, que pode é realizado através da ouvidoria, para que possam sanar dúvidas, solicitar informações, fazer sugestões ou críticas. O feedback é dado por um profissional das IES. Outro canal de comunicação, é através do e-mail institucional dos coordenadores de curso.

  • Promoção de eventos:

Uma diversidade de eventos são realizados pelas IES, como palestras, seminários, congressos, fóruns, workshops, entre outros, e para atender à política de egressos, são divulgados em maior amplitude para os ex-alunos, através de seus e-mails cadastrados. Assim como, temos como prática convidar ex-alunos com a finalidade de relatar suas experiências, vivências, apresentação dos melhores TCC e PIM, com a finalidade de integrar alunos/ex-alunos/empresas/comunidade/Instituição.