Como acessar

Coleta Seletiva

Foi implantado na IES, no início de 2011/2, o Programa de Coleta Seletiva em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória, por isso em todas as salas de aulas e setores foram disponibilizados dois coletores diferenciados, um para LIXO SECO e outro para LIXO ÚMIDO. Destaque especial para os coletores de LIXO SECO que foram preparados com materiais recicláveis (caixa de papelão e jornal), criatividade e com a participação de vários funcionários que colaboraram para o lançamento do programa.

coleta seletiva

O que é Coleta Seletiva?

É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental a medida que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

coleta seletiva

Papel: Jornal, revista, panfletos, caixas e embrulhos de papel e papelão, formulários de computador, envelopes, gibis e papelaria de escritório.

Plástico: Garrafas, pets, potes, copos (sem resíduos de alimento e líquidos), pratos e talheres descartáveis, frascos de alimentos, sacos, sacolas, tampas, embalagens tetra-park, tubos e canos PVC, isopor e brinquedos.

Metal: Latas em geral, arames, grampos, parafusos, pregos, tampas de garrafa, panelas, fios elétricos e chapas metálicas.

Vidro: Garrafas em geral, copos, potes de alimentos e vidros de perfume.

coleta seletiva

Lixo de banheiros: Papel higiênico, papel toalha, absorventes e fraldas;
Resíduos de alimentos, cascas de legumes e frutas e pó de café;
Guardanapos sujos;
Palitos de churrasco, picolé e talheres descartáveis com resíduos de alimentos.

Os materiais recicláveis separados são recolhidos, pesados e doados para associações de catadores conveniadas a Prefeitura Municipal de Vitória. As associações ASCAMARES e AMARIV separam, prensam e vendem o material às indústrias de reciclagem. A separação do lixo seco diminui a quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários e isso é importante para a preservação do meio ambiente.

coleta seletiva

Use, separe e recicle! Você também é responsável.