Como acessar

IGES - Instituto de Gestão Social do Terceiro Setor

Introdução

O Instituto de Gestão Social do Terceiro Setor – IGES é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos com título de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, fundada em 2001, tendo, dentre outras finalidades, o objetivo de promover a assistência social, a cultura, a educação gratuita, o desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza, a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais, podendo, para alcançar suas finalidades, promover programas e prestar serviços para melhorar o bem estar econômico e social, captar recursos públicos e privados, estimular e desenvolver o pleno exercício da cidadania, promover, apoiar e estimular atividades culturais e educacionais, organizar bibliotecas e videotecas, entre outros.

Dos Projetos em Andamento

Atualmente desenvolvemos dois programas de cunho social: O primeiro programa denominado “Mamografia Express” cujo objetivo é realizar exames de mamografia em mulheres carentes em idade de risco. Este Programa teve inicio em outubro de 2009 e neste período já realizamos 4.554 exames, em 36 cidades do Espírito Santo e Minas Gerais e detectamos 28 casos de alta suspeição.

A única forma de combater o câncer de mama é através da detecção precoce e a melhor forma de detecção precoce é a mamografia. A detecção precoce representa a chance de cura em até 95% dos casos.

Esses exames são realizados através de uma Unidade Móvel de Mamografia, devidamente equipada. Nossa equipe é composta de médico radiologista, técnicos em radiologia e motorista.
Além dos exames, a equipe também realiza palestras e distribuição de material informativo, para conscientização da população sobre os riscos do câncer de mama e da importância dos exames de rotina.

O segundo programa, denominado “Residências Inclusivas” para atendimento em alta complexidade para 16 (dezesseis) pessoas com deficiências mental e múltipla, provenientes da UNAED/IASES. O Programa de “Residências Inclusivas” é fruto de uma parceria do IGES com o Governo do estado do Espírito Santo, através do IASES -Instituto de Atendimento Socioeducativo do ES com o objetivo de prestar atendimento em alta complexidade para 16 pessoas com deficiência mental e múltiplas deficiências, com idade entre 16 e 47 anos, provenientes da UNAED – Unidade de atendimento ao Deficiente.

São duas Residências Inclusivas, uma localizada no bairro de Manguinhos e a outra no bairro de Bicanga, ambas no município da Serra. Essas residências contam com instalações adequadas às necessidades dos utentes e equipe especializada para atendimento psicossocial, como: Assistentes Sociais, Psicólogo, Fisioterapeuta, Coordenadores graduados em enfermagem e cuidadores com curso técnico em enfermagem.

Fotos Relacionadas